PREM RAWAT

 

Foto Prem Rawat

 

Prem Rawat é um respeitado orador internacional que atrai todo o tipo de audiências. O título honorífico “Embaixador da Paz” foi-lhe atribuído por diversas instituições académicas e governamentais, devido à sua capacidade de inspirar as audiências a ver a paz pessoal como uma possibilidade para todos.

Como orador, Prem Rawat é acessível e tem sentido de humor, usando histórias, analogias e até poesia para alcançar o seu público tão diverso. Simultaneamente, tem uma mensagem importante: a paz pessoal é um direito fundamental para todos.

Prem fala com o coração, sem guião ou ensaio, trazendo simplicidade a questões importantes muitas vezes consideradas complexas. O objetivo da sua vida é oferecer a sua mensagem de paz aos sete biliões de pessoas que constituem a população mundial.

Para alcançar esse objetivo, mantém uma agenda de viagens muito intensa, frequentemente voando mais de 100.000 milhas náuticas por ano. Só em 2012, falou a mais de 730.000 pessoas em 102 eventos ao vivo em todo o mundo. Durante esse período, registaram-se mais de um milhão de downloads dos seus vídeos. Prem não recebe quaisquer honorários pelas suas conferências.

Além de se dirigir a pequenas audiências e vastas multidões – que chegam a exceder 300.000 pessoas na Índia – tem sido convidado a falar em alguns importantes auditórios e fóruns institucionais. Estes incluem o Parlamento Europeu, as Nações Unidas (UN), o Senado italiano, os parlamentos da Austrália, Argentina e Nova Zelândia, a Organização de Jovens Presidentes (YPO) e a Câmara Municipal em Londres, bem como numerosas universidades do mundo inteiro.

Factos recentes e reconhecimento

Em novembro de 2011, Prem foi convidado como orador principal e inspirador do projeto ‘Compromisso para a Paz’, lançado no Parlamento Europeu, sob o patrocínio do Primeiro Vice-Presidente, Gianni Pittella MEP. O ‘Compromisso para a Paz’, uma chamada à ação pacífica, foi a primeira iniciativa do género a ser alguma vez apresentada no Parlamento Europeu, e foi assinada por 37 instituições. As atividades deste compromisso, anunciadas anualmente no Dia da Paz das Nações Unidas, continuam a impulsionar iniciativas.

Em 2012, Prem foi laureado com o prémio ‘Lifetime Achievement’ pela Asia Pacific Brands Association, prémio usualmente atribuído a homens de estado e indivíduos cujas ações e trabalho tenham tido um impacto positivo na vida das pessoas e no mundo em geral. Nelson Mandela e Hillary Clinton são exemplos de pessoas a quem este prestigioso prémio já foi atribuído.

Na primavera de 2012, foi convidado a dar início ao Terceiro Festival da Paz no Brasil. Esta iniciativa, lançada pela UNIPAZ (Universidade da Paz Internacional) que trabalha para a paz mundial, envolveu mais de um milhão de pessoas.

Falando num vídeo especialmente produzido para a Conferência Nórdica para a Paz em Oslo, Prem realçou a possibilidade muito real de paz nas nossas vidas:

Há pessoas muito gananciosas, há pessoas indiferentes. Na minha opinião, são uma minoria. A maior parte das pessoas ao cimo da Terra quer paz e, se isto é verdade, a paz na Terra é um objetivo muito alcançável. Há pessoas que dizem que isso não vai acontecer. Bem, que este tempo pertença àquelas que acreditam que pode acontecer, não àquelas que dizem que não pode.

Em reconhecimento do seu profundo impacto nos indivíduos e do seu contributo para a compreensão da paz no mundo, Prem tem recebido muitos prémios e chaves de cidades, e foi designado quatro vezes Embaixador da Paz — pela UNIPAZ e três outras organizações governamentais.

Antecedentes

Nascido em dezembro de 1957 na Índia rural, numa família proeminente, Prem deixou a sua terra natal aos 13 anos para viajar para a Europa e América, com o desejo de levar a sua mensagem ao mundo. O ideal que o movia era o de apresentar a cada pessoa uma visão otimista da vida, uma visão de paz, tanto individual como coletivamente. Esse ideal continua com a mesma força hoje em dia, quatro décadas mais tarde.

Esforços humanitários

Em 2001, Prem Rawat criou a Fundação Prem Rawat (TPRF), que responde às necessidades humanas fundamentais de comida, água e paz, para que as pessoas em toda a parte possam viver a sua vida com dignidade, paz e prosperidade. Desde o seu início, a Fundação já fez 158 doações para dar assistência a pessoas em dificuldade em 40 países.

Com o Programa de Educação para a Paz da TPRF, Prem conseguiu alcançar pessoas em caminhos de vida muito diversos. Tem tido um sucesso particular nas prisões, ajudando os reclusos a reabilitar-se, a sentir esperança, compreensão e autoestima. Prem já falou em várias das 28 prisões onde o programa está a decorrer em todo o mundo. O programa é também hoje objeto de estudos académicos devido ao seu sucesso invulgar na redução da reincidência e na ajuda a transformar e a dar esperança aos detidos. 

Pessoal

Prem Rawat alia a criatividade à tecnologia de ponta. É inventor, fotógrafo e piloto altamente credenciado, com mais de 12.000 horas de voo, muitas das quais a deslocar-se para conferências. É casado, tendo quatro filhos adultos e um neto. 

Prem Rawat lançou no início de 2014 o seu novo site – www.premrawat.com – de momento apenas disponível em inglês.

Desenvolvido por César Gaspar e Ana Gonçalves